Último Gulfstream G650 é fabricado

Foto: JetPhotos – Augustin Piffard
A Gulfstream Aerospace anunciou a conclusão do último jato executivo Gulfstream G650. A aeronave passará pelo processo final de acabamento em Appleton, Wisconsin, antes de ser entregue a um cliente ainda este ano.
Desde seu lançamento, o G650 e sua versão estendida, G650ER, estabeleceram padrões na aviação executiva, acumulando mais de 1 milhão de horas de voo e 125 recordes mundiais de velocidade. O modelo também recebeu o Troféu Robert J. Collier em 2014 por inovações em desempenho, segurança e eficiência.
Entre seus feitos históricos, destaca-se a circunavegação da Terra com uma única parada em 2015 e o voo mais longo e rápido de um jato executivo, de Singapura a Tucson, em 2019. O G650 também participou da missão “One More Orbit”, recordista mundial ao dar a volta ao planeta passando pelos polos.
Na cultura pop, o jato ficou famoso pela música “Like a G6” do Far East Movement, que fez sucesso globalmente.
Mesmo com o fim da produção, a frota continuará operando por décadas, recebendo atualizações como o sistema Honeywell Primus Epic Block 3 e a internet via satélite Starlink. O modelo também foi pioneiro no uso de combustível 100% sustentável em 2022.
Seu sucessor, o Gulfstream G800, promete mais desempenho e eficiência, com alcance de até 14.816 km e tecnologia avançada, incluindo o Symmetry Flight Deck e o Combined Vision System. A certificação da FAA está prevista para 2025.