Mãe e criança estão entre as sete vítimas da queda do Learjet aeromédico na Filadélfia

Imagem: JetPhotos – Rene Bernardo Olmos Bernal
Um Learjet 55 de transporte médico caiu sobre vários prédios no nordeste da Filadélfia na noite de sexta-feira, matando todas as seis pessoas a bordo e uma pessoa que estava no solo, segundo a prefeita da cidade, Cherelle Parker.
A aeronave transportava uma criança paciente e sua mãe, além de quatro tripulantes, todos cidadãos mexicanos. A sétima vítima estava em um carro no momento do impacto. Outras 19 pessoas ficaram feridas, mas esse número pode mudar, de acordo com as autoridades.
#BREAKING: New Dashcam video footage has emerged after Learjet 55, operated by Jet Rescue Air Ambulance, crashed killing multiple passengers ⁰
#Philadelphia | #PA ⁰⁰Watch as new dashcam video captures a massive explosion following a Learjet 55 crash in Northeast… pic.twitter.com/PriNXfy5tz
— R A W S A L E R T S (@rawsalerts) February 1, 2025
O diretor-geral da cidade, Adam Thiel, afirmou que pode levar dias para confirmar o número exato de vítimas e feridos. Ele ressaltou que ainda há muitas incertezas sobre quem estava nas ruas no momento do acidente.
A prefeita informou que o avião ficou no ar por apenas um minuto antes de cair. O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, classificou o ocorrido como um “terrível desastre aéreo”. Vídeos mostram a aeronave descendo rapidamente e causando uma grande explosão.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, lamentou a morte dos seis cidadãos mexicanos e expressou solidariedade às famílias. O consulado mexicano na Filadélfia está em contato com os parentes das vítimas.
A criança, natural de Tijuana, havia recebido tratamento no hospital Shriners Children’s Philadelphia e estava a caminho de casa. O porta-voz do hospital informou que houve até uma despedida especial para a menina antes do embarque.
A aeronave, decolou do Aeroporto do Nordeste da Filadélfia às 18h07 e caiu cerca de 6,4 km depois. O destino era Springfield, Missouri. As primeiras chamadas de emergência ocorreram às 18h12.
Imagem: Reprodução
O impacto provocou incêndios em várias casas e deixou a região sem eletricidade. Carros queimados e destroços espalhados pelas ruas foram registrados nas imagens do local. Testemunhas descreveram a explosão como um terremoto, iluminando o céu com uma bola de fogo.
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) e a Administração Federal de Aviação (FAA) estão investigando as causas do acidente. Enquanto isso, as autoridades pedem que moradores evitem a área e não toquem em destroços, orientando-os a chamar a emergência caso encontrem algo suspeito.
Sobre a aeronave e voo
A aeronave em questão era um Bombardier Learjet 55 da Jet Rescue Air Ambulance caiu em um bairro residencial no nordeste da Filadélfia, pouco depois de decolar do Aeroporto Northeast Philadelphia (KPNE). A aeronave, de matrícula mexicana XA-UCI, seguia para Springfield, Missouri, mas caiu a menos de 5 km do ponto de partida.
O jato havia chegado a KPNE às 14h16 após um voo vindo de Miami e tinha como destino final Tijuana, no México. Após a decolagem, atingiu 1.650 pés de altitude antes de despencar, causando uma grande explosão que incendiou casas e veículos na área. Moradores relataram que o impacto foi semelhante a um terremoto.
A operadora não confirmou sobreviventes. Equipes da FAA e do NTSB estão no local para investigar as causas do acidente.